OuBaPo Quadrinhos à Máxima Potência
página feita por Gregorio
O Oulipo é um movimento que impõe certas "restrições", regras, para a escrita, potencializando-a nela mesma. Mais informações no blog OuLiPo–OpLePo–OBLiPo. Partindo dessa premissa desenhistas franceses criaram o movimento, o OuBaPo (Ouvroir de la Bande dessinée potentielle, ou em português, Oficina do Quadrinho Potencial). Dentro da exposição algumas restrições estão sendo demonstradas como o uso da cor, utilizando, no máximo, três cores. Além de Pluri-leitura, na qual todos os sentidos possuem histórias legíveis. Ou ainda, Hibridação, toma-se várias histórias, selecione quadros delas e criando a sua própria história com eles. Com quadrinhos de Tiago Lacerda, Laerte, Allan Sieber, Daniel Lafayette, Eduardo Arruda, André Dahmer, Stêvz e outros.
A entrada é franca, no Centro Cultural da Academia Brasileira de Letras (Av. Presidente Wilson, 203 – Castelo – Rio de Janeiro – RJ).
Vale lembrar que sou um dos curadores da exposição. É pequena, sem verbas, e sem luxo. Mas com 22 trabalhos de muita qualidade.
Além de alguns cascas grossas, convidei alguns amigos, com trabalhos desconhecidos mas bem interessantes.
A paixão pelos quadrinhos não fica só na vontade de produzir, de desenhar. Descobri uma satisfação muito grande, organizando este tipo de evento. Uma pena ser algo tão pequeno e de tão pouca divulgação.
Um comentário:
Sensacional!
Estarei lá, com certeza!
Abs,
Victor
...
Postar um comentário