17 de novembro de 2008

Quem foi?

Ilustração para a revista Super Interessante. Sobre a história de Carolina Otero, uma mulher meio cortesã meio dançarina, de 1900 e pouco. Além de cobiçada por ricos ela era jogadora compulsiva — e acabava perdendo os presentes caros que ganhava.

A idéia para a ilustração era a seguinte:
Dois nobres na iminência de um duelo (de costas um pro outro), enquanto Carolina Otero, (em primeiro plano) conversa com o juiz algo como 'aposto 10 no da direita'.
Estas imagens foram minhas referências.
.

Jean-Leon Gereome The Duel After The Masquerade


J. Mund


Carolina Otero


Primeiro rascunho. Os dois nobres do duelo, precisavam ser maiores, para poder aparecer as expressões.

Este dava para ver melhor as expressões dos personagens. Os duelistas precisavam estar meio apaixonados, e o juiz assustado com a aposta... E seria melhor eles estarem de perfil, para ver o rosto dos dois.

O lápis da ilustração. Já definido os personagens e cenário.
Um teste de cor. O tom de cor do fundo e ate mesmo a disposiçao das árvores fiz como base do quadro do Jean-Leon Gereome.

Defini melhor os personagens, suas expressões e roupas.


Finalizado com nanquim.

Cores finais.

Detalhe das expressões antes de serem modificadas digitalmente. Carolina precisava estar mais sorridente e o juiz mais assustado.

Detalhe dos corações de fumaça saindo das armas. Idéia vetada, o duelo ainda estava para acontecer. Precisava expresar a paixão dos nobres de alguma forma mais clara.

Ilustração final.

Um comentário:

Jacques disse...

Tiago,
Muito bom seu passo-a-passo da ilustra! Parabéns!
Mas só uma coisinha pra acrescentar: Na minha opinião você deveria ter deixado o juíz do quinto esboço(de cima pra baixo)que esta de frente pro espectador. Ah!Eu preferia um duelo de espadas...heheh. Mas as referências estão ótimas, parabéns pela pesquisa!Abraço!